• Mirna Fernandes

1o Chakra - Muladhara

Atualizado: Mai 6

.Também conhecido como Chakra Raiz está localizado no assolho pélvico, e está relacionado ao elemento Terra, a ligação do ser humano com esse planeta. Sua cor é a vermelho tomate.

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Todos os chakras estão relacionados à uma glândula endócrina, no caso do 1o chakra está relacionado às glândulas sexuais.

Emocionalmente à sobrevivência, a capacidade de lidar com a matéria, ao “enraizamento” do indivíduo, a segurança e a coragem, a capacidade de lidar com o tempo e o espaço.

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Quando em desarmonia, emocionalmente pode trazer medos, sentimento de falta, apatia, desconexão com o corpo físico, ou até excesso de materialismo, ganância e agressividade.

e fisiologicamente pode trazer deficiência renal, problemas na coluna vertebral, nos ossos, dentes, intestino grosso, ânus, reto, próstata, anemia, excesso de peso, fadiga, pouca tonicidade muscular, problemas de circulação

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Cada chakra possui um BIJA Mantra ou som semente que corresponde à sua vibração sonora.

No caso do muladhara chakra, o seu som é LAM.


Dicas de como equilibrar o 1o chakra


Estar na natureza, principalmente com os pés descalços na Terra ajuda a equilibrar esse

vórtice de energia. A prática regular das POSTURAS em PÉ do yoga também traz grandes benefícios como firmeza, estabilidade além de muita coragem diante dos desafios da vida.


Exemplo de Posturas em pé: Tadasana, Trikonasana, Uttita Parsvakonasana, Vrkshasana, Parvottanasana e todos os Virabadrasanas (guerreiros);

As posturas sentadas também são um manancial de equilíbrio: Upavisthakonasana, Siddhasana, Badhakonasana, Virasana


Breve Meditação para equilibrar o Muladhara Chakra


Sente-se numa postura de meditação, leve sua atenção à região do a região do cóccix, depois ao períneo, "pintando" mentalmente esse centro energético com a cor vermelha, e comece a entoar mentalmente LAM, enquanto entoa, você pode visualizar raízes saindo do seu períneo e se conectando com o centro da Terra, trazendo as suas qualidades de firmeza, solidez e abundância. Pratique por pelo menos 3 minutos. Depois procure observar o seu estado mental e emocional.


Boa prática!



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