top of page
  • Foto do escritorMirna Fernandes

6o Chakra - Ajna

Atualizado: 16 de abr. de 2021

Este chakra é a sede da intuição, da percepção, e do intelecto e está localizado entre as sombrancelhas.

relaciona-se à glândula hipófise, considerada o "painel de controle" do nosso cérebro.


Também chamado de chakra do Terceiro Olho, a consciência. Os dois olhos físicos vêem o passado e o presente, enquanto o terceiro olho revela a visão do futuro. Quando se penetra o sexto chakra, se vai para além da periferia de tempo, lugar e pessoa, além da dualidade. .

.

Quando o Ajna está equilibrado, proporciona clareza mental, criatividade, intuição, percepção extra-sensorial, paranormalidade, raciocínio lógico. Quando enfraquecido e sem energia, traz confusão mental, ceticismo, medo do futuro, tirania, arrogância, rigidez, alienação, vícios (drogas, álcool, e outras compulsões). Em desarmonia, pode provocar enxaquecas ou sinusites, problemas nos olhos (cegueira, catarata, glaucoma), surdez, rinite, sistema nervoso central em disfunção.


Cor: Azul (fundo do mar)

Elemento; não tem

Bija Mantra: OM

.

Como equilibrar esse centro energético:


Algumas práticas do yoga são capazes de equilibrar esse chakra como o pranayama Nadi Sodhana (respiração alternada), entoar o mantra OM, e também a prática de posturas de equilíbrio como Vrkshasana (postura da árvore),e os desafiadores hand balance (equilíbrio sob as mãos), pois trazem uma qualidade de FOCO, concentração e muita presença e ativam esse olhar interno num estado profundo de alerta e ao mesmo tempo de paz na mente..

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nyamas

Yamas

bottom of page