As nadis são dutos, fios ou canais que conduzem o prana (energia vital) por todo o corpo…
As escrituras hindu divergem um pouco sobre a quantidade de nadis e onde se original no corpo sutil…
As nadis originam-se de 2 centros:
1o) Kanda - localizado 12 dedos acima do ânus e dos órgãos genitais e logo abaixo do umbigo.
Kanda é como um bulbo em formato de ovo, e dele saem cerca de 72.000 nadis q se espalham por todo corpo, e cada um ramifica-se em outras 72.000. Movem-se por todas as direções …
Segundo, a escritura Siva Samhita, As principais nadis são Sushuma (passa por dentro da coluna e termina na coroa da cabeça, função - fogo, iluminar);
ida (à esquerda de Sushuma, termina na narina esquerda, função resfriar, tamas, inércia)
e pingala que esta à direita de Sushuma termina na narina direita, função aquecer - ação, rajas)
Existem mais 17 nadis além dessas três mencionadas que iniciam no kanda
2o) Coração
Segundo a escritura Katha Upanishad, o Atman diz ser do tamanho de um polegar e habita o coração, de onde irradiam 101 nadis. Assim como o invólucro externo do individuo é o corpo fisico, seu invólucro interno é o coração (que representa os corpos fisico e espiritual).
A partir de cada uma dessas 101 nadis emanam 100 nadis mais sutis, cada uma se ramifica em outras 72.000. Se há harmonia entre os 5 ventos internos (vayus) então o corpo torna-se o céu na Terra; se há desarmonia torna-se um campo de batalha de doenças.
O yoga auxilia no funcionamento através da manutenção da pureza das nadis, imunidade do corpo, e inteligência de modo q o praticante possa conhecer seu corpo, mente e alma (Varaha Upanishad)
Comments