• Mirna Fernandes

O PODER DAS POSTURAS RESTAURATIVAS NO YOGA

Atualizado: Abr 13

O que nos deixa doentes ou nos mantém com saúde? Simplesmente é a interação combinada do Sistema Imunológico, do bem-estar emocional e da saúde mental. Para os praticantes holísticos isso é chamado de conexão mente-corpo e, para os cientistas ocidentais psiconeuroimunologia (PNI) que é o estudo da influência da mente (psique) sobre o funcionamento do corpo.

Vivemos uma sociedade voltada para a atividade constante, produzir e não parar um minuto este é o lema da nossa sociedade capitalista... descansar, ou fazer atividades prazerosas para muitos traz sentimentos de culpa. Mas nosso sistema físico, mental e emocional está entrando em colapso diante de tanta demanda, diante de tanta exigência... o cansaço tornou-se crônico.. é preciso parar! É preciso dar ao corpo a oportunidade de se regenerar, de se autocurar... ele tem a inteligência para fazer isso, só precisamos dar o tempo que ele necessita...

Estamos vivendo a era da depressão e da ansiedade. Crianças, adultos e idosos sofrem desse mal do século. E a pergunta que não cala é porque? Muitas são as respostas, desde da alimentação ruim, o stress desenfreado e o esgotamento que chegamos. E cada vez mais a medicina atesta o quanto o stress deixa um estrago no nosso corpo físico e o quanto leva à falência do nosso sistema endócrino, imunológico e emocional.

O sistema Lutar-Fugir que acontece numa situação de ameaça ou perigo, por exemplo como num assalto, ou um acidente, faz com que o corpo libere adrenalina, a pressão sanguínea e o coração disparam, o suor aumenta, a mente fica hiperalerta, a respiração acelera; é um processo natural e necessário que ocorre para aumentar o poder do Sistema Nervoso Simpático (que controla essa reação), de forma que você possa reagir com rapidez e eficiência, nessas situações o corpo desvia energia de outros sistemas como o digestivo, reprodutor e imunológico, reduzindo-os um nível de simples manutenção. E quando a situação de perigo passa, você começa a se acalmar e o Sistema Nervoso volta ao normal. O problema é que vivemos numa sociedade onde nos sentimos constantemente ameaçados em estado hiperalerta. Dessa forma, as glândulas supra-renais ficam exaustas de tanto bombear adrenalina para o corpo, o sistema digestivo e o sistema imunológico estão sempre trabalhando devagar. Caso esse estado perdure por muito tempo, a vigilância imunológica pode ficar paralisada, criando no corpo uma abertura à entrada de vírus e bactérias.


Como o Yoga pode ajudar?

As posturas restaurativas do yoga tem o poder de restaurar a energia vital, eliminar o cansaço físico e mental, acalmar o Sistema Nervoso, melhorar o sono, trazer bem-estar, melhorando a saúde como um todo.

B.K.S. Iyengar, mestre em posturas terapêuticas do yoga, acredita que certas posturas aquietam o sistema nervoso simpático (o instigador do impulso lutar-fugir), recarregam as glândulas supra-renais e promovem uma sensação geral de bem-estar.

As flexões para a frente acalmam as reações do sistema nervoso simpático e impedem que as supra-renais fiquem estimuladas demais. As torções recarregam, as flexões para trás as estimulam e as posturas passivas as energizam.


Ao estudar os efeitos do relaxamento e da respiração profunda sobre o corpo, os cientistas descobriram que é possível alterar conscientemente funções que antes eram consideradas autônomas (inconscientes), como o ritmo cardíaco, a digestão e até mesmo as funções celulares. A respiração profunda, tranquila e consciente diz ao corpo que a vida é boa e que você está seguro. O contrário disso, uma respiração rasa e rápida indica perigo e empurra o corpo para a resposta lutar-fugir, suprimindo a função imunológica e ativando o sistema nervoso simpático.


Existem pelo menos 8 principais sistemas nervosos que nos ativam e 3 que nos acalmam. Então, para relaxar precisamos reduzir a influência dos sistemas ativadores e aumentar a potência dos sistemas tranquilizadores. Quando nos aceleramos, tendemos a permanecer nesse estado porque o estímulo de um sistema provoca outros, criando assim um “efeito dominó”. A estratégia é fazer com que os sistemas tranquilizadores se reforcem ao máximo, inibindo os ativadores.


O Yoga restaurativo baseia-se em oito pontos que propiciam o relaxamento profundo:

Conforto físico, relaxamento muscular, aquecimento da pele, postura reclinada ou invertida, iluminação suave, leve pressão (ou peso) ao redor dos olhos, entrega ao relaxamento e permanência mais longa na postura.

Setubandha Sarvangasana

Nas posturas restaurativas do yoga usamos diversos acessórios que auxiliam na permanência mais longa no asana, a fim de tirar qualquer esforço, auxiliar nos ajustes, trazer mais conforto e um sentimento de relaxamento profundo.

Purvottanasana


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Boa prática! Namaste

Viparita Karani






Badha Konasana em Viparita Dandasana

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