• Mirna Fernandes

O Poder das plantas e dos Óleos Essenciais

Não bastasse a importância da fotossíntese para a vida planetária, as plantas guardam em seu interior imensuráveis formas de manifestações curativas e, apesar da devastação humana, mantém permanentemente em harmonia todo um sistema que, interligado, constitui uma imensa teia sagrada, consciente e capacitada a religar o reino humano à sua fonte primordial.


O uso das plantas aromáticas com propósitos terapêuticos e de cura do corpo físico e psicoemocional é tão antigo quanto a própria vida humana na Terra. Já na Bíblia era mencionado "Pergunte as plantas, converse com a Terra e ela então te ensinará" (Jô 12:8).


Onde localizam-se os Óleos Essenciais nas plantas


Os óleos essenciais fazem parte do processo vital das plantas. Tem como função a defesa contra insetos e predadores e também a atração de insetos polinizadores. Todas as plantas produzem essa essência volátil que se encontram armazenadas em minúsculas glândulas localizadas tanto nas partes externas da planta quanto nas partes mais profundas das raízes, caules, folhas, flores ou frutos.


As essências voláteis contêm propriedades curativas e benéficas devido à sua composição química complexa e concentrada.

Os óleos essenciais são armazenados em diferentes estruturas das plantas. Em algumas concentram-se nas células glandulares, pelos e escamas que localizam-se na superfície da cutícula da planta.

Em algumas outras plantas os OE estão armazenados em células especiais de armazenamento de óleos e resinas, é o caso da família das Lauraceae (paurosa, ravensara, canela)

E incrivelmente, algumas plantas desenvolvem canais ou dutos tubulares onde armazena o OE ou a resina. É possível extrai o OE pelo método de punção, ou seja, perfurando-se a casca da árvores e coletando a sua resina.


Métodos de extração dos OE

Existe uma várias técnicas para a obtenção da essência da planta aromática:

- Destilação à água

- Destilação à vapor

- Extração com solvente

- Extração por dióxido de carbono

- Extração à frio



O ser humano conhece muito pouco sobre a natureza, sobre as plantas e os animais. Existe um universo ainda não explorado e desconhecido. A destruição impensada e progressiva pode exterminar seres que carregam uma inteligência ainda nem conhecida pela humanidade e que poderia lhe trazer cura e alívio para muitas enfermidades.







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo