• Mirna Fernandes

O que são os chakras

Atualizado: Mai 19

O termo chakra significa roda ou círculo eles giram e vibram. São também referenciados como vórtices de energia. Eles regulam o mecanismo do corpo como um volante regula o motor.

São vitais ao nosso sistema, sem eles não poderíamos estar vivos nesse planeta, pois funcionam como transformadores, transformando a energia Cósmica que chega à Terra numa energia reconhecida pelo nosso corpo, a energia vital.

Os chakras distribuem essa energia por todo corpo através dos 72mil canais energéticos que permeiam nosso corpo sutil, chamados de nadis. A intersecção dos 3 principais nadis (ida, pingala e sushuma) em alguns pontos do corpo, é onde se localizam os chakras.


Ao longo da coluna vertebral temos os 7 chakras principais; temos também diversos chakras secundários que estão espalhados por várias partes do corpo como nossas mãos, pés, virilhas. Os Chakras principais são:


1. Muladhara – no períneo

2. Svadhisthana – na região púbica

3. Manipura – na altura do umbigo

4. Anahata – no região cardíaca

5. Vishuddha – na garganta

6. Ajna – no centro da testa

7. Sahasrara – no topo da cabeça


No nível físico, os chakras controlam o funcionamento fisiológico do corpo e cada um está associado a uma glândula endócrina, influenciando dessa toda a orquestra hormonal que nos rege; no nível sutil, cada um está associado com emoções, tendências psíquicas e formas não sensitivas de percepção e consciência.


A escritura Gheranda Samhita (1.8) diz: "Submeta teu corpo no fogo do yoga a fim de purificá-lo e fortificá-lo". O Fogo do yoga ativa os chakras fazendo com que as diversas nadis sejam purificadas, possibilitando assim que o yogin obtenha a saúde física, a clareza mental e a percepção da sua verdadeira essência.


Além da prática regular do yoga, trabalhos energéticos como reiki, Mãos de Luz, massagem, entre outros trazem o equilíbrio a esses vórtices de energia.


Acompanhe no blog os posts de cada chakra e descubra se algum deles em você está em desarmonia. Esse é um autoconhecimento poderoso. Boa prática!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nyamas

Yamas