top of page
  • Foto do escritorMirna Fernandes

Yoga de Patanjali

Atualizado: 18 de jun. de 2021

"A dissolução dos pensamentos na Consciência é como a dissolução da onda na água. Podemos ver a essência da onda, que é água, de duas formas. A primeira é acabando com a onda e assim evidenciando sua essência, que é água. A outra é simplesmente entendendo que a a onda nada mais é que água. A onda é comparada ao pensamento, e a água à Consciência. Qdo a água é percebida como a verdade da onda, mesmo vendo a forma da onda você dissolve a onda na visão da água. Tudo é visto como água somente. Ao ver a onda, você ultrapassa a forma e vê a essência, que é água". (Os Yoga Sutras de Patanjali - Gloria Arieira)

Patanjali foi um grande sábio que compilou os Yoga Sutras. Isso quer dizer que ele não o escreveu e sim os reuniu numa forma condensada de escrita, numa época onde o conhecimento era passado verbalmente de mestre para discípulo. A palavra sutra significa "fio".

Através de um sutra "amarra-se" uma idéia a outra de uma forma extremamente concisa, auxiliando na memória.

Não se sabe bem ao certo quem foi Patanjali. Não existem muitas fatos e sim muitas lendas à respeito. É dito que ele é uma encarnação divina de Adisesa, o Senhor das Serpentes.

Acredita-se que seja o autor do Ayurveda-sastram, sobre Ayurveda (a ciência da saúde e da vida), dos comentários sobre gramática ( Mahabhasyam). e dos Yoga Sutras.


Os Yoga Sutras são um tratado sobre a mente humana. Contêm 196 aforismos (ou sutras) divididos em quatro partes ou Padas:

Sammadhi Pada sobre o êxtase, com 51 aforismos,

Sadhana Pada sobre o caminho com 55 aforismos,

Vibhuti Pada sobre os poderes com 55 aforismos,

Kaivalya Pada sobre a libertação com 34 aforismos


No primeiro Pada (Sammadhi Pada) os 3 primeiros sutras praticamente definem todo o tratado do Yoga. Tudo que vem depois é uma forma de explicar como alcançar esse estado de Samadhi.


I.1 Atha Yogaanushasanam - "Agora [começa] a exposição do Yoga"

I.2 Yoga citta vritti nirodhah - "Yoga é a contenção do turbilhão da consciência"

I.3 Tada drashthuh svarupe vasthanam - "Então Aquele que vê [a Si mesmo] subsiste em Sua própria natureza.


No sutra I.2 Patanjali apresenta a definição do Yoga e ao mesmo tempo a sua prática. Se você puder controlar as ondulações da mente, você realmente vivenciará o Yoga.

Analisando um pouco esse sutra: A palavra Yoga deriva da raiz yuj e signifca atar, unir; simbolizando a união entre a alma individual (jivmatma) do praticante de yoga (sadhaka) à Alma Universal (Paramatma).

Citta, a mente na língua sânscrita é composto por 3 categorias:

manas - mente individual com sua capacidade de atenção, seleção, rejeição, indecisão, memória

buddhi - inteligência ou razão, aquele que tem a capacidade de discernir, distinguir, intelecto

ahamkhara - literalmente o artífice do "eu", ou seja, o ego.


Cada uma dessas partes é constituída de pensamentos, e cada um de uma natureza diferente. Patanjali usa a palavra citta como o significado do conjunto total da mente.

Vrtti , ou pensamento, tem uma forma que se carimba na mente através das informações e desejos trazidos pelos órgãos dos sentidos.

Citta-vrtti-nirodha é o controle ou domínio sobre os pensamentos através do conhecimento do funcionamento da mente. No momento final de controle dos pensamentos, há a experiência do samadhi, onde acontece a dissolução da dualidade.


O Asthanga Yoga - Oito passos do Yoga

Tão importante quanto o fim almejado (samadhi) são os meios para alcançá-lo. Patanjali enumera no segundo capítulo os oito passos ou membros do yoga (Asthanga Yoga). Que são:

  1. Yamas - mandamentos morais (Ahimsa, Satya,Asteya, Brahmacharya, Aparighara)

  2. Nyamas - autopurificação por meio da disciplina (Saucha, Santosa, Tapas, Svadhyaya, Isvara Pranidhana)

  3. Asanas - posturas

  4. Pranayama - controle rítmico da respiração

  5. Pratyahara - recolhimento dos órgãos dos sentidos

  6. Dharana - concentração

  7. Dhyana - meditação

  8. Samadhi - estado de supraconsciência onde o praticante se torna um com o objeto da meditação.

Yamas e Nyamas controlam as paixões e as emoções do yogui, trazendo harmonia

Asanas mantêm o corpo saudável e forte em harmonia com a natureza. Depois o yogui se liberta da consciência do corpo, conquista o corpo e o converte em um veículo adequado para a alma.

Esses três estágios constituem a busca exterior do yoga


Os dois estágios seguintes pranayama e pratyahara ensinam o yogui a regular a respiração e assim controlar a mente. Isso o ajuda a libertar os sentidos da escravidão dos objetos de desejo. Esses dois estágios constituem a busca interior do yoga.


Dharana, dhyana e samadhi conduzi o yogui as profundezas da sua alma. Ele não olha mais para o céu para encontrar Deus. Ele sabe que Deus está em seu interior.

Esses três estágios constituem a busca da alma


No próximo post irei me aprofundar em cada um dos oito passos do asthanga Yoga.


Até breve! Om.



Posts recentes

Ver tudo

Yamas

Nyamas

Comments


bottom of page