"A dissolução dos pensamentos na Consciência é como a dissolução da onda na água. Podemos ver a essência da onda, que é água, de duas formas. A primeira é acabando com a onda e assim evidenciando sua essência, que é água. A outra é simplesmente entendendo que a a onda nada mais é que água. A onda é comparada ao pensamento, e a água à Consciência. Qdo a água é percebida como a verdade da onda, mesmo vendo a forma da onda você dissolve a onda na visão da água. Tudo é visto como água somente. Ao ver a onda, você ultrapassa a forma e vê a essência, que é água". (Os Yoga Sutras de Patanjali - Gloria Arieira)
Patanjali foi um grande sábio que compilou os Yoga Sutras. Isso quer dizer que ele não o escreveu e sim os reuniu numa forma condensada de escrita, numa época onde o conhecimento era passado verbalmente de mestre para discípulo. A palavra sutra significa "fio".
Através de um sutra "amarra-se" uma idéia a outra de uma forma extremamente concisa, auxiliando na memória.
Não se sabe bem ao certo quem foi Patanjali. Não existem muitas fatos e sim muitas lendas à respeito. É dito que ele é uma encarnação divina de Adisesa, o Senhor das Serpentes.
Acredita-se que seja o autor do Ayurveda-sastram, sobre Ayurveda (a ciência da saúde e da vida), dos comentários sobre gramática ( Mahabhasyam). e dos Yoga Sutras.
Os Yoga Sutras são um tratado sobre a mente humana. Contêm 196 aforismos (ou sutras) divididos em quatro partes ou Padas:
Sammadhi Pada sobre o êxtase, com 51 aforismos,
Sadhana Pada sobre o caminho com 55 aforismos,
Vibhuti Pada sobre os poderes com 55 aforismos,
Kaivalya Pada sobre a libertação com 34 aforismos
No primeiro Pada (Sammadhi Pada) os 3 primeiros sutras praticamente definem todo o tratado do Yoga. Tudo que vem depois é uma forma de explicar como alcançar esse estado de Samadhi.
I.1 Atha Yogaanushasanam - "Agora [começa] a exposição do Yoga"
I.2 Yoga citta vritti nirodhah - "Yoga é a contenção do turbilhão da consciência"
I.3 Tada drashthuh svarupe vasthanam - "Então Aquele que vê [a Si mesmo] subsiste em Sua própria natureza.
No sutra I.2 Patanjali apresenta a definição do Yoga e ao mesmo tempo a sua prática. Se você puder controlar as ondulações da mente, você realmente vivenciará o Yoga.
Analisando um pouco esse sutra: A palavra Yoga deriva da raiz yuj e signifca atar, unir; simbolizando a união entre a alma individual (jivmatma) do praticante de yoga (sadhaka) à Alma Universal (Paramatma).
Citta, a mente na língua sânscrita é composto por 3 categorias:
manas - mente individual com sua capacidade de atenção, seleção, rejeição, indecisão, memória
buddhi - inteligência ou razão, aquele que tem a capacidade de discernir, distinguir, intelecto
ahamkhara - literalmente o artífice do "eu", ou seja, o ego.
Cada uma dessas partes é constituída de pensamentos, e cada um de uma natureza diferente. Patanjali usa a palavra citta como o significado do conjunto total da mente.
Vrtti , ou pensamento, tem uma forma que se carimba na mente através das informações e desejos trazidos pelos órgãos dos sentidos.
Citta-vrtti-nirodha é o controle ou domínio sobre os pensamentos através do conhecimento do funcionamento da mente. No momento final de controle dos pensamentos, há a experiência do samadhi, onde acontece a dissolução da dualidade.
O Asthanga Yoga - Oito passos do Yoga
Tão importante quanto o fim almejado (samadhi) são os meios para alcançá-lo. Patanjali enumera no segundo capítulo os oito passos ou membros do yoga (Asthanga Yoga). Que são:
Yamas - mandamentos morais (Ahimsa, Satya,Asteya, Brahmacharya, Aparighara)
Nyamas - autopurificação por meio da disciplina (Saucha, Santosa, Tapas, Svadhyaya, Isvara Pranidhana)
Asanas - posturas
Pranayama - controle rítmico da respiração
Pratyahara - recolhimento dos órgãos dos sentidos
Dharana - concentração
Dhyana - meditação
Samadhi - estado de supraconsciência onde o praticante se torna um com o objeto da meditação.
Yamas e Nyamas controlam as paixões e as emoções do yogui, trazendo harmonia
Asanas mantêm o corpo saudável e forte em harmonia com a natureza. Depois o yogui se liberta da consciência do corpo, conquista o corpo e o converte em um veículo adequado para a alma.
Esses três estágios constituem a busca exterior do yoga
Os dois estágios seguintes pranayama e pratyahara ensinam o yogui a regular a respiração e assim controlar a mente. Isso o ajuda a libertar os sentidos da escravidão dos objetos de desejo. Esses dois estágios constituem a busca interior do yoga.
Dharana, dhyana e samadhi conduzi o yogui as profundezas da sua alma. Ele não olha mais para o céu para encontrar Deus. Ele sabe que Deus está em seu interior.
Esses três estágios constituem a busca da alma
No próximo post irei me aprofundar em cada um dos oito passos do asthanga Yoga.
Até breve! Om.
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