top of page
Search

Yamas

No segundo capítulo dos Yoga Sutras (Sadhana Pada), Patanjali descreve no sutra I.29 os oito membros do yoga

No sutra I.30 Patajanli fala do primeiro deles que é YAMA, e está relacionado a conduta ÉTICA. E se divide em 5 preceitos básicos:


1 - AHIMSA (I.35 AHIMSA PRATISTHÃYAM TAT SAMNIDHAU VAIRA TYAGAH

Na presenças de alguém com princípios assentados em não violência, cessam todas as hostilidades


 "himsa" significa violência, matar e a partícula "a" significa uma negação. Mas ahimsa é muito mais do que um mandamento para não matar, tem um sentido muito mais amplo de amor. Um amor que abarca toda a criação divina. Somos todos filhos do mesmo Pai. O yogue acredita que matar é não insultar o seu Criador. Desse preceito, surge para o yogue o caminho natural para o vegetarianismo, como o gurujii Iyengar diz "a violência é um estado de espírito e não uma questão de dieta."

A violência nasce do medo, da fraqueza, da ignorância, da necessidade de se proteger e o yogue aprende que sozinho não é capaz de proteger a si mesmo e nem aos outros é preciso cultuar a fé em Deus que é a fonte de todas as forças.


2 - SATYA (I.36 - SATYA PRATISTHAYAM KRIYA PHALASRAYATVAM)

Para aqueles cujos princípios estão assentados na veracidade, as ações e seus resultados tornam-se subservientes


Satya significa verdade. Essa é a mais alta regra de conduta e de moralidade. "Assim como o fogo queima as impurezas e refina o ouro, o fogo da verdade depura o yogue e queima suas impurezas.

Se a mente tem pensamentos de verdade, se a língua profere palavras de verdade e se toda a vida é baseada na verdade, então a pessoa está preparada para a união com o Infinito"


3 - ASTEYA (I.37 ASTEYA PRATISTHAYAM SARVA RATNOPACHTANAM)

Todos os que possuem a qualidade do não furtar como princípio, adquirem toda a riqueza


"Teya" significa roubar e o sufixo "a" significa não, ou seja, "não roubar". Esse preceito fala sobre desejar o que é do outro, cobiçar, ter inveja até chegar ao impulso de roubar.

apropriação indébita, quebra de confiança, mesquinhez, má administração e o mau uso também podem ser considerados como formas de "roubo".


4 - BRAHMACHARYA (I.38 BRAHMACARYA PRATISTHAYAM VIRYA LABHAH)

Aquele que tem consciência por princípio ganha vigor


Não desperdiçar energia. Algumas traduções falam em celibato. A energia sexual que se preserva transforma-se numa energia sutil chamada ojas que é similar ao magnetismo pessoal. Fortalece a personalidade inteira, enrijece os nervos, melhora o desempenho do cérebro e tranquiliza a mente.

O ojas quando armazenado cria tejas . Tejas é a aura ou o brilho. Assim como o carbono que deixado fechado na terra transforma-se num diamante brilhoso, assim também acontece com o sêmen.


5 - APARIGHARA (I.39 APARIGHAHA STHAIRYE JANMAKATHAMTA SAMBODHAH)

Quando a falta de ganância é confirmada, vem uma completa iluminação do como e porquê do nascimento de alguém


Abstenção da ganância e do hábito de acumular, pois essa também é uma forma de furtar.

Apesar de terem sido escritos a milênios, são preceitos extremamente atuais, tudo que nossa sociedade “civilizada” e carente de valores, está precisando nesse momento.

Yoga já foi visto como algo de gente estranha, gente esquisita e fora da realidade. Mas, hoje temos visto que é exatamente o que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, trazendo equilíbrio emocional, confiança e paz interior.... uma verdadeira dádiva dos grandes sábios


Boa prática!

Namaste


 
 
 

Comentários


SEG/QUA 8h e 18h - TER/QUI 7:30h e 19h

  • Instagram

FAÇA PARTE

DA NOSSA
COMUNIDADE

VENHA PRATICAR YOGA CONOSCO

TEL 11 99400 7224

Av. José Giorgi, 1181 - sl. 16
Cotia - SP 06707.100

©SHAMBO 2025

bottom of page