YOGA para crianças

Yoga para todos, especialmente, para as crianças!

 

Se para os adultos a vida cotidiana apresenta inúmeros desafios, para as crianças a realidade é muito semelhante. Para elas, é importante receber suporte adequado para conhecerem as potencialidades do próprio corpo, lidar corretamente com o stress dos primeiros compromissos da vida, além de aprenderem a administrar a variedade de emoções que surgem a todo momento.

 

O yoga nesta fase da vida promove benefícios extremamente importantes, tais como:

 

 - Conhecer o próprio corpo e todas suas formas de expansão através da prática dos asanas;

 

 - Desenvolvimento do tônus muscular, irrigação, revitalização dos órgãos internos, estímulo do perfeito funcionamento das glândulas, bem como o correto desenvolvimento postural;

 

 - Criar a consciência respiratória natural;

 

 - Vivenciar a calma e a observação;

 

 - Promover a autoestima;

 

 - Estimular atitudes mais cooperativas e menos competitivas;

 

 - Combater o stress infantil e facilitar a centralização;

 

 - Interiorizar valores fundamentais para a convivência pacífica com o meio, tais como: Ahimsa – não violência, Satya – verdade, Asteya – não se apossar do que não é seu, Brahmacharya – controle dos sentidos, Aparigraha – não possessividade.

 

Método Yoga com Histórias

 

A prática do yoga aliado à riqueza das contações de histórias, permite à criança ampliar a criatividade e vivenciar momentos lúdicos, que tornam a prática ainda mais prazerosa e alegre.

 

Mas não é só isso! Além de ser uma delícia ouvir alguém contar uma boa história, este ato contribui para que as crianças transitem bem por fases importantes do seu crescimento, fases que podem gerar medos, inseguranças, dúvidas, dificuldades em se relacionar consigo próprias e com os outros, ou seja, pode levá-las ao sofrimento.

As histórias se apresentam, portanto, como um rico recurso de superação. Ao ouví-las, as crianças se transferem para o papel do personagem e vivencia a aventura sem risco de se expor, pois a criança sabe que o mundo da imaginação é seguro. As histórias mostram que situações difíceis e desafiadoras surgem, mas situações melhores também. Bruxas, vilões, lobos existem para que forças positivas os combatam, através das fadas e heróis / heroínas.