top of page
  • Foto do escritorMirna Fernandes

Benefícios da prática de yoga

Atualizado: 18 de jun. de 2021

A palavra yoga deriva da raiz sânscrita yuj, que significa atar, reunir, ligar, juntar. Significa também união e comunhão.


Um dos maiores males desse século é sem dúvida a ansiedade e a depressão. Ela atinge tanto adultos quanto crianças. E as consequências são devastadoras tanto no corpo físico, quanto no corpo sutil Muitas pessoas perguntam se o yoga é bom para diminuir a ansiedade e a depressão. E a resposta é sim, e muito!

Mas, a verdade é que esse não é o objetivo fundamental do yoga. Assim como não é para tornar o corpo musculoso, ou para tirar dores, ou ainda para alongar os músculos, ou trazer concentração e foco. Isso tudo são efeitos, que poderíamos dizer que são como "brindes" que ganhamos, são as consequências inevitáveis que vem com a prática regular do yoga. Esses benefícios são pequenos diante da grandiosidade que é o yoga.


Então, para que serve o yoga? Bem, eu tive um professor que dizia a seguinte frase: "O yoga é muitoooo poderoso... Mas nos comportamos como quem vai a um banquete e se senta debaixo da mesa para comer as migalhas". Nós ocidentais ainda não entendemos a dimensão de tudo que ele é capaz de nos trazer.

O prato principal desse banquete, que é o objetivo do yoga, é a união do ser individual (jivamatma) ao ser Universal (Paramatma), e nesse caminho de união, o yoguin (praticante de yoga) passa por um processo profundo de transformação em sua mente, no seu intelecto e no seu ego.


O sábio Patanjali, que compilou o yoga na escritura chamada Yoga Sutras, diz no seu segundo aforismo que Yoga é acalmar as flutuações da mente e, no terceiro aforismo ele afirma que quando alcançamos esse estado enxergamos nosso verdadeiro Ser .


O mestre Iyengar, em seu livro Luz na Vida, nos ensina que o yoga é uma jornada da pele (da periferia) ao cerne do ser, ao centro da alma. Onde tudo que somos é plenitude, beatitude, amor e paz. Então, imagina todo o tesouro (ou todo o banquete) que você pode receber.


Finalizando, você pode fazer yoga por qualquer motivo que queira e com certeza vai ganhar muito mais que poderia imaginar, vai ganhar a si mesmo!


Boa prática! Namaste




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page